Batman Arkham e a excelência da Rocksteady na adaptação do personagem.


Com certeza, a série de jogos nomeada de Arkham é hoje a melhor adaptação de um personagem de quadrinhos, fora dos quadrinhos. Mas qual será a razão desse sucesso todo ? Acho que conseguimos achar a resposta apenas juntando fatos.
   Quando a Rocksteady anunciou que estaria desenvolvendo um novo jogo do Batman, muitos torceram o nariz pra ideia. Afinal, pelas experiencias anteriores qualquer bom fã ficaria com medo de mais um jogo que não acrescentaria em nada na experiencia de jogador e fã. Medo, este que os anteriores tinham ajudado a desenvolver. Então veio Batman: Arkham Asylum, na minha opinião o melhor da série considerando que o tão aguardado Arkham Knight ainda não foi lançado. É incrível o nível de imersão do jogo, sério.


Cara, eu nunca tinha visto um jogo ser tão espetacular apenas com 20,30 minutos. Os diálogos são MUITO bem feitos, os cenários muito bem detalhados e pra época do lançamento do jogo, o efeito de iluminação é muito foda. E ainda contam com a excelência da dublagem dos mitos Kevin Conroy e Mark Hammil, Batman e Coringa respectivamente. Cada elemento pequeno inserido, biografia dos personagens, fitas de entrevistas e ambientação são excelentes. A sensação de realidade, mas ao mesmo tempo de ainda estar em algo baseado nos quadrinhos é indescritível.
  Aproveitando tudo o que deu certo e melhorando o que já estava ótimo, em 2011 foi lançada a continuação direta de Arkham Asylum. E cara, me diga como não amar Batman Arkham City ?. Certo a sequência não tinha todo o ar sombrio do primeiro jogo, mas tinha um mundo aberto sensacionalístico. Este que por sua vez, é uma das excelências da franquia.


Um dos pontos fortes de todos os jogos, são as referências ao cânone do personagem. Na imagem acima, logo de cara você já pode encontrar dois, não pera, três. Encontre-os e me diga aonde estão nos comentários. Voltando a falar dos easter eggs, cada área da cidade, edifício, outdoor etc, todos eles tem alguma coisa que já apareceu em alguma coisa relacionada ao Batman. Se você for um manjador de inglês, nem que for do nível mais básico, o vídeo abaixo reúne os mais legais de Batman Arkham City. Vale ressaltar que o vídeo está recheado de spoilers. Assista na integra :


O mais importante a se ressaltar, é como o titulo do testo diz, a excelência da produtora em adaptar o Batman e o seu universo em si. Claro, nos dois primeiros jogos o grande Paul Dini estava por trás dos roteiros, mas isso não diminui o mérito dos desenvolvedores que trabalharam em outros setores do game.
  Não sei dizer se todas as vozes vieram da série animada por que assisti a maior parte dela dublada, todos os dubladores merecem destaque, mas o dublador do Pinguim, Nolan North se não me engano, e o mestre Mark Hammil não merecem palmas; Mas sim o Tocantins inteiro. [Espaço no arquivo "PIADARUIM.HUE.BR" preenchido com sucesso] Confiram o vídeo de bastidor que registra a genialidade dele e do não menos espetacular, Kevin Conroy :


Apesar da série trazer inovações com sua jogabilidade simples e seus enredos fantásticos, surgiram as cópias. Uma mais falha que a outra. O Capitão América e o Homem Aranha foram os que adotaram o sistema de combate. The Amazing Spider-Man chegou ao ponto de ter cenários e jogabilidade parcialmente iguais. O problema é que, não sei se é pelo motivo de ter que sair junto com seus filmes, os desenvolvedores dos jogos acabam se apressando e não se empenhando em fazer um jogo bom e não mais uma cópia. Conseguiram até fazer o Homem Aranha voltar a soltar teias para o céu, coisa que o personagem já não fazia no ´Playstation 2. 
  Infelizmente, Batman Arkham Knight será o ultimo jogo da franquia Arkham pelas mãos da Rocksteady. O que não impede a Warner Bros Games de fazer jogos que se passam no período de Arkham Origins. E apesar de não vermos mais o Batman em nossas telas, esse passo que a desenvolvedora decidiu tomar, abre espaço para um jogo do Homem de Aço, já que algumas pessoas que trabalharam na franquia Arkham demonstraram interesse no personagem. O que podemos concluir ao final, é que perderemos um ouro mas poderemos ganhar um diamante. 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »