O treinamento do Batman


Que o Batman está em alta isso ninguém discute. Mas se você não é um fã do personagem ou só acompanhava sua jornada pela trilogia de Christopher Nolan, ou pretende começar a se interessar pelo personagem apenas quando Batman v Superman sair, saiba que nos quadrinhos seu treinamento foi muito mais puxado e as vezes seus mestres não foram lá símbolos de verdade e justiça. Até parece, hum.
    As diversas habilidades do maior detetive do mundo na guerra contra o crime são incontestáveis. Ao longo dos anos várias edições trouxeram momentos que apresentaram ou citaram a aquisição de tais conhecimentos. O Batman é, sem sombra de dúvidas,um dos personagens mais preparados para os revezes de sua jornada contra o mal.
   Coerentemente ou não, sua mitologia foi a menos alterada no reboot (desnecessário) da DC Comics, então vou apresentar informações sobre o treinamento de Batman colhidas em algumas publicações para  que você conheça esse background pré reboot/pós crise do personagem. O pano de fundo ou simplesmente "o passado" se preferir, que fazem do Cavaleiro das Trevas um dos, senão o melhor personagem dos quadrinhos. Lembrando que algumas dessas histórias podem não ser válidas atualmente. Mas eu acredito que seja a minoria delas


   Atlético desde pequeno, após o assassinato de seus pais, Bruce Wayne aprendeu a ler lábios,frequentou disciplinas de seu interesse nas universidades de Cambridge, Paris e Berlim entre outras. Ainda no período acadêmico já era hábil em leitura dinâmica ,tinha memória fotográfica e demonstrava intelecto de nível genial.
    Ele estudou, em campo, os mestres do submundo do crime e outros bandidos.Bruce passou algum tempo na França buscando compreender as verdades do mundo através da filosofia , sempre pelo viés da criminologia . Tirou nota máxima em todos os testes do FBI,exceto uso de armas.
    No oriente, aprendeu Karatê com um mestre nas Montanhas Paektu San  da Coréia , Savate com um assassino condenado em Bornéu , uma técnica mortal conhecida apenas pela Liga dos Assassinos de Rã's Al Ghul como as doze disciplinas da Mão suspirante , Judô e jiu - jitsu num monastério japonês, todos os segredos do Tao com uma velha chinesa. Ninjas lhe ensinaram a usar as sombras e que precauções tomar para não fazer de si um alvo durante uma luta e ainda incutir terror psicológico através das trevas . Na Africa Wayne treinou para saber rastrear sinais ambientes com caçadores tribais e a rosnar para intimidar adversários.


   Bruce aprendeu as técnicas dos maiores detetives do Mundo e ainda desenvolveu conhecimentos extraordinários no campo das ciências, química e engenharia . Entre seus principais tutores figuram o Arqueiro Verde no campo da arquearia ,Mestre Kirigi , o assassino David Cain, o lutador Richard Dragon , o Mestre Francês Rahul Lama , o boxeador e herói veterano da Sociedade da justiça Pantera, e o mercenário Henry Ducard , com quem aprendeu táticas de combate e a usar armas de fogo embora nunca empregue em ação.
   Bruce Wayne jamais concluía seus "cursos" , conservando uma linha de eterno aprendizado e desenvolvimento, sem especializações perceptíveis .Com exceção da arquearia, que Bruce veio praticar já como Batman quando conheceu o Arqueiro Verde nos primórdios das aventuras da Liga da Justiça , ele realizou todo o treinamento antes dos 25 anos, idade com a qual retornou em definitivo para Gotham após se envolver romanticamente com a princesa de Mônaco.
 

Nos quadrinhos foram dezessete anos de treinamento , considerando - se que ele tinha 8 anos quando presenciou o assassinato dos pais. E se fossemos fazer uma dedução da idade de Bruce, ele estaria aproximadamente com 39 aninhos.
    As informações aqui relatadas podem ser conferidas nas HQ's : Batman Ano um , O Cavaleiro Das Trevas de Frank Miller , Os números "zero" das revistas Batman e Detective Comics (numeração especial por ocasião da saga Zero Hora) e Batman Terra de Ninguém. Nos Novos 52, essas informações podem ser vistas atualizadas na recente saga Ano Zero e em algumas edições de Batman&Robin.


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »