A Importância da nova origem do Batman!



Recentemente nas hqs do Batman na fabulosa Rebirth, nós fomos apresentados a um detalhe novo na origem do nosso herói. Ficamos sabendo que após a morte dos Wayne, Bruce chegou a pensar em se suicidar, largando a navalha que usaria para cortar os pulsos ao decidir que não é assim que morreria, e sim lutando pra dar uma vida melhor aos cidadãos de Gotham que constantemente passavam pela mesma tragédia.

Esse novo detalhe da origem do nosso herói só aumenta a carga dramática de seu passado, porém também aumenta o realismo e o por que o Batman é um dos melhores heróis dos quadrinhos. Porém esse detalhe também é muito bom para fora dos quadrinhos.

Se você já usa redes sociais desde 2010, você deve ter visto a época em que jovens cortando o pulso se tornou uma “febre” (péssimo termo, mas útil), nessa época onde a rede social Facebook estava estourando, o contato entre jovens aumentou, e óbvio que isso teve consequências negativas. O ser humano em si já não é de todo bom, antes das redes sociais já haviam problemas sociais. Bullyng, preconceito, violência e exclusão, não são problemas novos, eles sempre existiram, só nunca foram tão fortes. Isso por conta da falta de contato, você vivia um tempo com isso e depois ia pra casa e ficava distante desses problemas. Agora nós temos redes sociais, você vive esses problemas, chega em casa, e vive de novo.

Então graças a isso, nessa época as reações depressivas para certos problemas se tornaram algo muito maior do que já foi, suicídios entre adolescentes já não algo incomum, até nos dias de hoje isso acontece, eu mesmo já tive amigos que passaram por isso, quem não conhece alguém que cortava os pulsos? E o problema disso é a descrença popular, que existe até hoje. Muitos ainda acham que depressão e ansiedade são “modinhas”, que são coisas forjadas, exageradas e etc... Bem se você é um desses, parabéns por ser um otário.

Escrever que o Batman foi uma criança que também ia cortar os pulsos, que ia se suicidar, é jogar na cara dos leitores de quadrinhos que isso pode acontecer com qualquer um, e que aconteceu com um dos maiores e mais respeitados heróis dos quadrinhos. Ao mesmo tempo também é um consolo para os leitores que sofrem de algum problema como esse, o incentivo de que um jovem garoto passou pela mesma coisa, e sua saída foi ajudar pessoas que passavam pelo mesmo problema. Ver que o seu herói passou pelo mesmo que você e superou, é um baita incentivo. Obrigado DC COMICS, obrigado Tom King, por arriscar publicar essa nova origem e tomar hate por todos os lados de pessoas que acham que isso não é sério (sério, tem pessoas assim).



E você o que acha da nova origem do Batman? E o que está achando do Rebirth? Comente conosco!

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »