Superman de Henry Cavill não é o que queremos mas o que precisamos!


O DCEU está aí, em crescimento constante e grandes filmes previstos. Porém tudo isso começou com o maior herói dos quadrinhos, nosso querido Superman. O filme Homem de Aço em si não foi um sucesso, a bilheteria foi a baixo do esperado para um reboot do Superman, e as críticas ficaram na média. Porém ainda assim, é lembrado com carinho pelos fãs da DC.

Esse ano esse filme então, deu seu segundo passo (um passo bem arriscado aliás), Batman V Superman é uma continuação direta dos eventos de Homem de Aço. Um filme mais sério e pesado do que o anterior, com 2 grandes vilões do Superman dando as caras e a trindade pela primeira vez nas telonas. Porém, novamente a bilheteria foi a baixo do esperado e a dessa vez a crítica foi péssima no geral. E mesmo após meses de sua estreia BvS ainda é comentado e discutido entre os nerds, e nessa altura, muitos já criticaram tudo que podiam sobre esse filme.

E hoje eu vou falar sobre um desses pontos tão criticados, o Superman de Henry Cavill. Vamos deixar claro que não falarei aqui de atuação (sério que alguém culpa o próprio Henry?) mas de adaptação.

O roteiro e a direção dos dois filmes com o Superman do DCEU até o momento, foram feitos pelas mesmas pessoas, e isso pode ser o fator chave dessa discussão. Nós já sabemos que o Superman do DCEU é baseado em Novos 52!, assim como todas as adaptações atuais desses heróis, seja em filmes, jogos, animações ou série, e a resposta pra isso é simples, até antes do Rebirth, o Novos 52 eram a leitura mais atual que tínhamos desses personagens, e por isso a Warner apostou suas adaptações nessas histórias. 


Mas essa adaptação é mesmo uma boa ideia? A resposta é SIM! Mas também é NÃO!, calma que eu vou explicar. Superman foi o primeiro herói dos quadrinhos, ele tinha histórias divertidas e que fugiam totalmente da realidade, com o passar do tempo esse personagem passou por diversas mãos, diversos escritores fizeram sua versão do herói, mas uma coisa que todos tiveram em comum, era a esperança que o herói devia transmitir, a idéia de que um alienígena criado na Terra, pudesse salvar todos, e até se sacrificar por eles. Porém algumas releituras do herói acabaram perdendo um pouco essa ideia, e esse é o caso dos Novos 52. Nessa nova era do herói nós vemos um herói inexperiente e imaturo, que mesmo no fim de sua história não se mostrou o herói que conhecemos. Essa descrição lembra alguém certo? Nosso Homem de Aço do DCEU é exatamente assim, inexperiente, tomando decisões erradas (matar um homem vestido de morcego por sua mãe? Mas deixar seu pai morrer para um furacão?), mas, eu disse que esse Superman também tem coisas boas.

Um herói quebrado, realista, e inseguro, qual a qualidade disso? Ele é moderno. Vivemos em um mundo em que um homem com cueca por cima da calça já não nos da mais esperança, precisamos de alguém como nós, que pense como nós, não alguém que possa responder qualquer problema com um peito estufado e um sorriso no rosto. O mundo mudou e nossos heróis também tem que mudar. Mas como eu disse, esse Superman do DCEU ainda não é o Superman que queremos, é um herói em evolução, nós ainda veremos ele crescer e se tornar o herói que sonhamos, que une um pouco do antigo com o novo, por isso ele é o que precisamos, nós precisamos de um herói em que um dia vamos olhar pra trás e entender o porque ele nos dá esperança, o quanto ele já esteve desesperado e o que ele passou pra chegar até esse ponto. Isso pode não parecer muito agora, mas todos os nossos heróis foram mudando com o tempo, e isso nós veremos melhor do que nunca no cinema com a DC. Filmes de heróis costumam mostrar uma evolução diferente do que estamos falando aqui, com o passar dos filmes as tragédias se tornam maiores, e os heróis vão amadurecendo graças as suas perdas. Bem, nosso Superman já perdeu muito antes de crescer, o que veremos é uma superação, de um ser super poderoso que já encontrou as respostas que precisa e está em plena satisfação com o momento. Quando isso acontecer (talvez LJA ou em MoS 2), aí então teremos o Superman certo.

Até lá nós podemos aproveitar a ótima adaptação que tivemos do herói. Estou falando do Superman de Tyler Hoechlin que apareceu na segunda temporada de Supergirl. Por favor, não façam comparações, o Superman de Tyler é experiente e age a um bom tempo, o de Henry ainda está em aprendizado.


Pra deixar mais claro, o de Tyler é o que queremos, e o de Henry o que precisamos. Superman experiente de Tyler é o que (EU ESPERO MUITO) será o de Henry Cavill no DCEU, futuramente.

E você o que acha do Henry como super? E de Tyler? Comenta ai!

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »